Conquiste-me em Segundos (Porque minha atenção é curta)

Este artigo é parte da série que destaca as 10 Principais Tendências Globais de Consumo 2020. 

Com tecnologia, acessibilidade e uso aprimorados, os consumidores podem encontrar quantidades imensas de informações com poucas barreiras. E com isso vem a necessidade de identificar os conteúdos mais relevantes.

Mais conteúdo em menos tempo

Os consumidores estão constantemente procurando por canais personalizados, autênticos e cativantes. Eles estão ficando acostumados com conteúdos mais breves, o que está estimulando a tendência “Conquiste-me em segundos”. Os consumidores têm a mesma capacidade de processar informações do que antes, mas agora lidam com uma quantidade muito maior delas, precisando identificar rapidamente os conteúdos mais relevantes.

A gratificação instantânea que os consumidores sentem e esperam em relação a conteúdos rápidos e relevantes impulsionará ainda mais o ciclo de inovação. Com o constante aumento no uso de smartphones, a população de classe média e as gerações mais novas centradas no visual, especialmente em mercados emergentes, fortalecerão a tendência “Conquiste-me em segundos”.

As marcas e plataformas estão produzindo conteúdos cativantes e velozes ao lançar materiais com impacto visual e comentários em áudio – multissensoriais e rápidos para gerar a satisfação instantânea. Em 2020, esse é o padrão do serviço para os consumidores e, se não for cumprido, eles passarão para a próxima opção.

Uma vez que os consumidores querem interagir com marcas, produtos e serviços da maneira mais autêntica possível, os influenciadores digitais estão ganhando tração como um canal de marketing digital emergente. Normalmente, os consumidores seguem influenciadores com valores semelhantes, resenhas confiáveis e conteúdo que desperte uma resposta positiva.

Hoje, a tendência é visual e multissensorial. A médio prazo, espera-se crescimento no comércio de voz e inteligência artificial.

Em um mercado altamente competitivo, as marcas precisam oferecer o conteúdo dinâmico que os consumidores procuram. Para acompanhar o que a tendência “Conquiste-me em segundos” será no futuro, as empresas precisam investir em tecnologia.

“Um dos expoentes desta tendência é a concorrência cada vez maior não só pelo bolso, mas também pela atenção dos consumidores nas gôndolas do varejo. Barreiras de entrada menores, maior acesso à tecnologia, fragmentação das cadeias de produção e maior abertura do público para experimentação têm sido catalizadores da entrada de marcas menores e regionais no mercado. A competição pelo espaço na gôndola tem sido acirrada e ganham espaço aquelas marcas que conseguem se destacar não apenas pelos aspectos visuais, mas também pela comunicação assertiva”, comenta Angelica Salado, gerente de pesquisa da Euromonitor International.

Conquiste a atenção e economize o tempo dos consumidores

A tendência “Conquiste-me em segundos” evoluiu e se tornou mais forte à medida que as tecnologias, tanto com acessibilidade quanto com o uso, permitiram o fornecimento de informações e funcionalidades instantâneos para os usuários. Os consumidores querem que as marcas deixem as informações, produtos ou serviços o mais acessíveis possível em um espaço de tempo curto para competir com outras demandas.

Para saber mais, faça o download gratuito do relatório 10 Principais Tendências Globais de Consumo 2020.