Consumers Our insights cover everything from income, spending, behaviour and attitudes to demographic changes and household makeup. We help businesses anticipate consumer preferences and stay relevant long term.

Quais são as 10 tendências de consumo globais em 2022?

1/18/2022
Gina Westbrook Profile Picture
Gina Westbrook Bio
Share:

Não é segredo que as necessidades e preferências do consumidor evoluíram de maneiras sem precedentes nos últimos 18 meses, e muitas empresas têm lutado para inovar com rapidez suficiente. A única maneira de acompanhar é observando essas mudanças de perto para identificar novas oportunidades.

Hoje publicamos nosso relatório 10 Principais Tendências Globais de Consumo 2022, que identifica os comportamentos que permanecerão e oferece recomendações para reformular suas ofertas e modelos de negócios.

Estas são as tendências que nortearão as estratégias de negócios neste ano:

Sempre com um Plano B: as interrupções na cadeia de abastecimento levam às próximas melhores alternativas

Diante dos desafios de assegurar seus produtos e serviços habituais ou desejados, os consumidores Sempre com um Plano B estão procurando maneiras de comprar itens similares ou de encontrar soluções criativas alternativas.

Os momentos de escassez na cadeia de abastecimento estão forçando as empresas a se articularem e fornecerem novas soluções para garantir o acesso dos clientes a produtos e serviços. Empresas e distribuidores devem usar dados para melhorar a visibilidade da cadeia de suprimentos, aprimorar as operações e repensar investimentos.

Agentes do Clima: um mundo de baixo carbono

O ativismo verde e os estilos de vida baseados no baixo teor de carbono vieram para ficar. Os consumidores esperam que as marcas se posicionem e estão agindo por meio dos produtos que compram, à medida que as preocupações com a emergência climática aumentam.

78% dos profissionais pensam que as mudanças climáticas afetarão a demanda do consumidor, alterando comportamentos, necessidades e preferências

Para conquistar os Agentes do Clima, as empresas devem se comprometer a reduzir sua pegada de carbono e alinhar sua oferta a essas expectativas.

Idosos Digitais: da resistência à confiança

A pandemia ampliou a mente dos consumidores mais velhos para os benefícios do mundo digital. Agora, familiarizados e confortáveis com a tecnologia, os Idosos Digitais têm autonomia para fazer compras e utilizar os serviços por meio desse canal.

As empresas que atendem com sucesso esse grupo devem desenvolver dispositivos fáceis de usar e simplificar as tecnologias existentes. Para que os idosos adotem soluções digitais, elas devem ser simples e diretas. Se o uso de produtos ou serviços for confuso, os Idosos Digitais optarão pelos concorrentes.

Aficionados Financeiros: gestão financeira democratizada

Os consumidores estão ganhando confiança para investir e se tornando experientes em poupar para fortalecer a segurança financeira. Os Aficionados Financeiros assumem o controle do próprio dinheiro e usam serviços para rastrear as transações que fazem.

Varejistas e marcas devem colaborar com empresas de serviços financeiros para facilitar formas alternativas de pagamento, como criptomoedas ou “compre agora e pague depois”, e construir uma experiência integrada com os consumidores.

A Grande Renovação da Vida: paixão e propósito impulsionam a ação

A pandemia conduziu os consumidores a uma Grande Renovação da Vida, resultando em drásticas mudanças pessoais e em um recomeço coletivo em relação a valores, estilos de vida e objetivos. Na realidade, vimos um número recorde de funcionários deixar seus empregos no ano passado.

As empresas têm uma oportunidade de inovar em bens, serviços e experiências que respondam a esse momento único, juntamente com um marketing que reconheça e abrace a revolução.

O Movimento Metaverso: ecossistemas do futuro, simulados e digitais 3D

O mundo físico e o virtual colidiram no ano passado. Agora, o mundo digital está evoluindo além das reuniões virtuais para realidades imersivas 3D, e os consumidores estão adotando esses espaços digitais para socializar com as comunidades.

Marcas como Gucci e Facebook (que foi renomeado para Meta) já começaram a investir no Movimento Metaverso. Em 2022, haverá oportunidades para que empresas construam a equidade nesse novo ecossistema digital e impulsionem o comércio eletrônico e as vendas de produtos virtuais à medida que o acesso se expande.

Antigos Produtos, Novos Donos: comércio de segunda mão, venda reversa (recommerce) e marketplace pessoa a pessoa (peer-to-peer)

Economizar é a tendência. Os consumidores estão mudando sua mentalidade de possuir algo para ter experiências. Sustentabilidade e individualidade estão removendo o estigma associado às compras de segunda mão e impulsionando os marketplaces pessoa a pessoa.

33% dos consumidores compram itens usados ou de segunda mão com um intervalo

de poucos meses

As empresas precisam fazer mais com menos. O investimento em iniciativas de economia circular, como programas de reciclagem, aluguel ou revenda, agregará valor enquanto impactando positivamente no meio ambiente.

Urbanos rurais:  melhor de dois mundos

No ano passado, os consumidores estavam procurando um Oásis ao Ar Livre, mudando-se temporariamente para áreas rurais ou passando mais tempo na natureza. Agora, essa mudança está se tornando permanente. Mas nem todos os consumidores estão dispostos a desistir da vida urbana. Os moradores da cidade também querem que esses benefícios sejam trazidos para seus bairros.

A incorporação de iniciativas mais sustentáveis nas áreas metropolitanas, como cultivo dentro de casa e jardins em terraços, terá repercussão entre os Urbanos Rurais. Empresas que fortalecerem a distribuição do comércio eletrônico, expandirem as linhas de produtos sustentáveis e atenderem os Urbanos Rurais vão sair como vencedoras.

Em Busca do Amor-Próprio: a individualidade e a autenticidade impulsionam a felicidade

Aceitação, autocuidado e inclusão estão na vanguarda do estilo de vida do consumidor. As pessoas Em Busca do Amor-Próprio priorizam a própria felicidade, sentindo-se confortáveis em sua pele e desfrutando de bens e serviços que elevam seu senso de identidade.

As empresas precisam apoiar os consumidores em sua jornada e compreender suas prioridades para instruir as inovações. Ofertas que ajudem os consumidores a se sentirem realizados, positivos e autoconfiantes vão melhorar a percepção da marca.

O Paradoxo da Socialização: um retorno conflituoso à vida pré-pandêmica

Os consumidores estão se aproximando de um retorno à vida pré-pandêmica de maneiras diferentes, com base em seus níveis de conforto. Alguns consumidores estão ansiosos para retomar suas atividades normais, enquanto outros hesitam, criando o Paradoxo da Socialização.

76% dos consumidores tomaram precauções de saúde e segurança ao sair de suas casas em 2021

As empresas precisam levar em consideração os oscilantes níveis de conforto. Enquanto os consumidores fazem compras on-line por conveniência ou segurança, eles também anseiam por conexões interpessoais significativas. Usar uma abordagem mista para atender ao novo normal dos consumidores será crucial.

Quer saber mais sobre as tendências de 2022?

Essas 10 tendências de consumo alterarão o cenário de negócios mais uma vez, mas ao manter essas mudanças recém-descobertas na vanguarda de sua estratégia, você estará mais bem posicionado para ter sucesso em 2022.

Baixe nosso relatório completo, 10 Principais Tendências Globais de Consumo 2022, para descrições em profundidade das tendências, estudos de caso e recomendações estratégicas.

Você também pode acessar nosso webinar para engajar com nossos especialistas no relatório e obter respostas para suas perguntas específicas.

Interested in more insights? Subscribe to our content

Explore More

Shop Our Reports

Global Cities Trends

This briefing provides a global perspective of the key trends occurring in cities over 2018 -2023. It goes on to provide forecast data and insights for cities…

View Report

Future of Consumption: Unlocking Gen Z Behaviour for Crafting Powerful Strategies

Generation Z, comprising one-fifth of the global population, is poised to wield significant consumer influence. However, their polarized behaviours toward…

View Report

Global Inflation Tracker: Q1 2024

This report examines inflation levels and drivers globally and in key countries in 2024. Global inflation is moderating, although divergence among the key…

View Report
Passport Our premier global market research database with detailed data and analysis on industries, companies, economies and consumers. Track existing and future opportunities to support critical decision-making across all functions within your organisation Learn More
;