A Ordem é Pechinchar: Pensando com uma Mentalidade de Recessão

Este artigo aborda uma das tendências do white paper sobre as 10 Principais Tendências de Consumo 2021. Clique aqui para fazer o download do relatório completo.

Incertezas financeiras à luz da pandemia global, a insegurança no emprego e a redução da renda familiar tornarão os consumidores mais cautelosos quando os gastos e as compras excessivas e supérfluas provavelmente se tornarão menos populares no “novo normal”.

Pensando com uma Mentalidade de Recessão

Se a Ordem é Pechinchar, os consumidores tendem a priorizar produtos e serviços que oferecem resultados de maior valor para o dinheiro. Os baixos níveis de confiança farão com que os consumidores cortem gastos criteriosamente e economizem recursos. De acordo com a Lifestyles Survey da Euromonitor International, 49% dos consumidores indicaram que colocariam mais de seu dinheiro na poupança no início de 2020.

Fonte: Euromonitor International Lifestyles Survey, dados coletados entre janeiro e fevereiro de 2020​

À medida que o crescimento econômico continua diminuindo em muitas partes do mundo, os varejistas de descontos estão se mostrando populares, assim como após a crise financeira de 2008. As redes de lojas de descontos Aldi e Lidle, por exemplo, tiveram um crescimento de 10% nas vendas entre 2019 e 2020, demonstrando que as necessidades de compra dos consumidores e os hábitos de compra estão mudando. Rendas limitadas também estão se beneficiando de formatos de varejo de desconto e esquemas de pagamento flexíveis, como compre agora, pague depois, e modelos de assinatura que oferecem conveniência, acessibilidade segura ao produto e descontos por atacado.

Isso não quer dizer que os produtos premium estão completamente fora de questão, mas os consumidores agora querem entender a história por trás deles e comprar produtos e serviços que levem em consideração a saúde e o bem-estar, o autocuidado e o bem-estar mental. As marcas premium se adaptaram lançando produtos com preços mais baixos para atrair consumidores preocupados com o preço e melhorar a competitividade no mercado. Por exemplo, a Apple lançou recentemente uma segunda geração do iPhone SE de baixo custo para oferecer produtos de alta qualidade a um preço acessível.

A Ordem É Pechinchar: Perspectivas

Ao passo que os consumidores mudam para marcas genéricas em meio a dificuldades econômicas, é essencial que as empresas identifiquem e comercializem as principais qualidades pelas quais os consumidores estão dispostos a pagar mais. O reajuste de portfólios de produtos, canais de distribuição, promoções e cadeias de suprimentos para atender aos adeptos da tendência a Ordem é Pechinchar preparará as empresas para o futuro e o novo normal. Não existe uma abordagem única para todos.