Tendência Global “Athleisure” Influencia as Vendas de Sportswear no Brasil

Seguindo uma tendência global no qual consumidores buscam vestuário e calçados práticos e confortáveis para o uso diário, a tendência athleisure se consolida junto aos consumidores brasileiros.

Os consumidores brasileiros buscam cada vez mais um estilo de vida saudável e menos complicado e a moda athleisure atende suas necessidades, oferecendo itens confortáveis, mas que não comprometem o seu estilo pessoal.  Além disso, os brasileiros preocupam-se bastante com sua aparência física e muitos deles dedicam regularmente tempo às práticas esportivas. Mesmo com a crise econômica, eles não mudaram drasticamente sua rotina de exercícios. A taxa de crescimento de 10% no número de academias nos últimos cinco anos é um bom indicativo disso.

Uma categoria que vem se beneficiando dessa tendência é a sportswear, conhecida como moda esportiva, que apresentou crescimento médio de 3% ao ano no Brasil entre 2012 e 2017, taxa acima da média de vestuários e calçados de 2,5% no mesmo período, movimentando R$24,9 bilhões no ano passado (preços correntes).

O Brasil é hoje o sétimo maior país no ranking global de sportswear, com 3% das vendas globais. Contudo, o país já apresentou melhor colocação, em 2013 e 2014, quando atingiu a quinta posição (preços correntes em USD com câmbio fixo de 2017). Por estar ligada à tendência de saúde e bem-estar, espera-se que a demanda por itens athleisure continue crescendo fortemente ao longo dos próximos anos. A projeção é que a categoria de sportswear continue a crescer no Brasil a uma taxa média de 2,2% ao ano e que o Brasil mantenha a sétima posição global até 2022 (preços constantes de 2017).