Orgulhosamente local, Ganhando o Mundo

Este artigo faz parte da série que destaca as 10 Principais Tendências Globais de Consumo 2020.

Orgulho e poder em culturas locais serão definidos mais nitidamente e de forma relevante em 2020. A tendência “Orgulhosamente local, ganhando o mundo” captura o desejo do consumidor de adotar e atrair um sentimento de individualidade e crescimento da identidade nacional oriundos de inspirações locais. Também há uma expectativa cada vez maior das multinacionais terem respostas apropriadas e criativas para a cultura, normas sociais e hábitos de consumo locais.

Retorno às origens e à tradição

Há transições profundas de valores éticos que vão além da autoexpressão e do consumo que geram esse desejo de localização. Os consumidores estão priorizando a responsabilidade ambiental enquanto ajudam empresas locais a prosperar e a se reconectar com comunidades.

As empresas multinacionais estão interessadas em criar produções locais ou adquirir marcas locais já consagradas. Ao produzir localmente, as empresas podem reduzir os tempos de entrega. Assim, há harmonia com os fabricantes em termos de credenciais e modelos de distribuição sustentáveis. Ser acessível, local e não poluente está se tornando mais importante para a sobrevivência.

“A preferência por produtos locais vem crescendo no Brasil, um país que está redescobrindo sua história e cultura. Em 2019, 24% dos consumidores preferiram adquirir produtos de marcas locais, e a busca por produtos locais não fica somente no mercado de entretenimento. A expansão de produtos artesanais está em constante crescimento e um exemplo clássico é a ascensão das bebidas artesanais, especialmente as cervejas. O Brasil figura como quinto maior consumidor de cervejas artesanais do mundo em volume, crescendo 278% entre 2013 e 2018. Outro exemplo vem da BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais) que desenvolve projetos para a valorização e descoberta de cafés das diferentes regiões produtoras do Brasil, e promovem tanto no mercado interno quanto globalmente”, comenta Rodrigo Mattos, analista de pesquisa da Euromonitor International.

Recuo da globalização

O fato é: as pessoas não querem necessariamente os mesmos produtos que todo mundo.

“Existe a vontade de se conectar com a cultura e as tradições locais, e isso normalmente começa a partir da moda, da música e da gastronomia. Esta reconexão com as raízes autênticas é a chave para a tendência Orgulhosamente Local, Ganhando o Mundo, especialmente nos mercados emergentes, afirma Justinas Liuima, analista de pesquisa da Euromonitor International.

Orgulhar-se e apoiar as comunidades locais é uma característica duradoura no cenário dos consumidores, refletida na crescente preferência por produtos e marcas locais, que são mais autênticos e representam melhor a individualidade.

Clique aqui para fazer o download do relatório completo das 10 Principais Tendências Globais de Consumo 2020.