Mudança nas Dinâmicas dos Lares Brasileiros Demanda Praticidade

A dinâmica das famílias está mudando, com lares cada vez menores e com rotinas mais intensas nos centros urbanos. Dados da Euromonitor indicam que nos últimos 20 anos, houve um aumento de 332% dos lares com somente um morador. Além disso, a participação das mulheres no mercado de trabalho, que cresceu em 112% no mesmo período, vem reduzindo o tempo disponível delas dentro de casa e exigindo conveniência e praticidade no dia a dia. Esse cenário está abrindo portas para novas categorias de produtos no formato de snacks e refeições prontas cujas taxas de crescimento projetadas são de 4,2% e 1,4% ao ano até 2021, conforme indicado no gráfico abaixo.

Fonte: Euromonitor International

Abre-se, então, espaço para experimentação de produtos que possam endereçar essas novas demandas e as embalagens passam a desempenhar um papel fundamental como diferenciação entre as marcas. Pegue por exemplo o segmento de iogurtes. Tradicionalmente, a categoria sempre foi vendida em embalagens grandes a fim de oferecer um bom custo benefício para a família toda ou em embalagens menores para crianças comerem com colheres, porém, esses formatos tornam-se bastante inconvenientes para o consumo on the go, ou seja, na hora de levar e consumir o produto no trajeto para o trabalho ou escola. No entanto, já existem no mercado inovações que visam trazer essa praticidade para o consumidor. Um bom exemplo é o lançamento da Danone, Danoninho Para Levar, que traz o mesmo iogurte da marca numa embalagem tipo pouch que contém uma camada de alumínio permitindo que o produto fique fora de refrigeração por até cinco horas – ideal para a lancheira das crianças.

E a praticidade precisa ser considerada durante todo o processo de consumo, desde a estocagem até a hora de servir e consumir. Por exemplo, de nada adianta trazer uma refeição pronta deliciosa que pode ser levada ao trabalho, mas que exige que o consumidor leve os utensílios. A Sodebo ilustra esse exemplo muito bem. A sua Pasta Box oferece ao consumidor uma embalagem que pode ser levada ao micro-ondas e talheres para o produto possa ser consumido. É preciso que as empresas pensem em embalagens que tragam a experiência completa.

À medida que os fabricantes dos produtos lutam para manter suas bases de consumidores no período de crise que vivemos, criar novas ocasiões de consumo é um elemento-chave para manter um desempenho sustentável. Nesse sentido, oferecer conveniência através das embalagens pode ser um fator de diferenciação.

Para saber mais sobre o assunto, participe do nosso webinar dia 17 de outubro às 14 horas. O cadastro é gratuito e pode ser feito através do link: Tendências no Mercado de Embalagens do Brasil