Green Cleaning: Sustentabilidade chega aos produtos de limpeza

Este artigo faz parte da série destacando o estudo ‘10 Principais Tendências Globais de Consumo’, disponível em português para download.

A pressão por uma sociedade sem resíduos plásticos ganhou força nos últimos 12 meses e, em 2019, o movimento Quero um mundo sem plástico se fortalecerá ainda mais.

A durabilidade das embalagens plásticas está sendo cuidadosamente avaliada devido à presença poluidora do plástico como resíduo no ambiente. Cada vez mais, os consumidores usarão suas carteiras para protestar contra o uso irresponsável do plástico, o que pode, por sua vez, criar um círculo vicioso no qual os setores poderiam se beneficiar ao melhorarem suas práticas sustentáveis.

A YVY, uma marca de produtos de limpeza lançada em 2018, no Brasil, está tentando deixar a maneira que os consumidores limpam suas casas mais sustentável. A marca criou um sistema de cápsula, como as de café, para produtos de limpeza.

Rafael Pellegrini, analista da Euromonitor, comenta: “YVY representa uma proposta de valor disruptiva no segmento de produtos de limpeza. É um modelo que foge da concepção de fragrância ou especificidade de uso como sinônimos de inovação e se volta, essencialmente, para aspectos como sustentabilidade, saudabilidade, design e eficiência.”

Os consumidores se inscrevem em um serviço de clube de assinatura mensal, contendo cápsulas que são entregues em suas casas. Então, elas são inseridas em frascos reutilizáveis com spray para limpar diversos itens e superfícies. Quando a cápsula que contém o produto de limpeza se esvazia, os consumidores podem enviá-la de volta para a YVY sem nenhum custo, para ser reciclada e reutilizada. O sistema permite uma redução significativa na quantidade de água usada na limpeza e, portanto, na quantia de embalagens plásticas.

“Este novo conceito conhecido em mercados desenvolvidos como green cleaning, ou limpeza sustentável, marca uma nova era em meio à qual consumidores mais exigentes se preocuparão mais com a composição produtos de limpeza e os efeitos destes, bem como origem, um descarte mais sustentável. YVY representa um novo patamar no que se refere ao modo como consumidores enxergarão a limpeza doméstica”, finaliza Pellegrini.

Para mais informações sobre as mudanças nos valores e prioridades dos consumidores e como estes estão causando disrupção nos negócios ao redor do mundo, faça o download do nosso relatório ‘10 Principais Tendências Globais de Consumo’, disponível em português.