Consumers Our insights cover everything from income, spending, behaviour and attitudes to demographic changes and household makeup. We help businesses anticipate consumer preferences and stay relevant long term.

Consumidores estão em busca da ‘Mobilidade sem Limites’

3/11/2020
Philip Benton Profile Picture
Philip Benton Bio
Share:

Este artigo faz parte da série que destaca cada uma das 10 Principais Tendências Globais de Consumo 2020.

A população mundial está se tornando cada vez mais urbana. O chamado da prosperidade econômica, educação superior e uma vida social animada estimulam os consumidores a se mudarem para as grandes cidades. Dirigir carros está se tornando menos comum devido ao congestionamento das vias e o transporte público cada vez mais lotado.

As autoridades estão começando a taxar veículos que viajam pelas cidades para reduzir o congestionamento e a poluição, o que contribui para o aumento dos serviços de mobilidade compartilhados. Além disso, os consumidores buscam transporte rápido, contínuo e barato. Eles esperam pela “Mobilidade Sem Limites” em 2020.

Nós queremos múltiplas opções de transporte

Os consumidores querem que seu transporte pelas cidades seja modular e personalizado de acordo com suas necessidades especiais. Eles não querem depender de um único método de transporte, mas exigem várias opções de mobilidade que representam tempo, orçamento, clima e ocasião.

Aplicativos de navegação oferecem aos consumidores atualizações em tempo real sobre a forma mais eficaz de chegar a um destino. As opções de compra e pagamento dos aplicativos são convenientes e integradas. O aumento e a expectativa de pagamentos móveis e sem contato é a regra em muitas cidades.

Os consumidores querem viajar da maneira mais rápida e eficiente possível e estão preparados para pagar a mais pelo serviço. Até 2022, as empresas oferecerão métodos alternativos de transporte. A Volocopter, por exemplo, é uma empresa de mobilidade aérea urbana que está lançando um serviço de táxi aéreo sob demanda com licença comercial.

A empresa proporciona a quem está viajando a negócios uma maneira ininterrupta de se locomover de um aeroporto até um distrito comercial central pelo preço de um percurso de limusine. O táxi aéreo de dois assentos nos mostra como será o futuro dos transportes.

“Desde a ascensão dos aplicativos de transporte que mitigam a necessidade de carro próprio, como Uber, Cabify e 99, que em 2020 devem chegar a 21,9 bilhões de reais em tamanho de mercado, até o surgimento de aplicativos de bikes e patinetes, como a Grow e Tembici, cuja projeção de crescimento de mercado de 2019 a 2020 chega à marca de 60%, novos modelos de negócio ganham espaço dentro dos centros urbanos. Os consumidores que possuem carro passam a se preocupar com a redução de sua pegada ambiental e sentem os reflexos do aumento do preço dos combustíveis. Uma solução é dividi-lo com outras pessoas por meio de serviços como Waze Carpool e BlaBlaCar. Abdicar completamente e compartilhar um carro via aplicativos como Turbi e Zazcar também já é realidade. Até o mercado de bicicletas elétricas tem visto essa mudança, com o aumento ano após ano na manufatura e venda desses produtos, em detrimento da posse de carros: 31 mil unidades de bikes elétricas foram vendidas em 2018 e a expectativa é de alcançar 67 mil unidades em 2020”, comenta Ricardo Sfeir, analista de pesquisa da Euromonitor.

Com os consumidores tendo estilos de vida cada vez mais atribulados, porém flexíveis, a "hora do rush" será um termo do passado. O transporte, junto com outras indústrias, precisa atender às necessidades variadas dos cidadãos 24 horas por dia. A mobilidade do futuro deverá ser personalizada, eficiente e ininterrupta. A personalização é o segredo para atingir a "Mobilidade sem limites".

Para saber mais, faça o download gratuito do relatório 10 Principais Tendências Globais de Consumo 2020.

Interested in more insights? Subscribe to our content

Explore More

Shop Our Reports

Global Cities Trends

This briefing provides a global perspective of the key trends occurring in cities over 2018 -2023. It goes on to provide forecast data and insights for cities…

View Report

Future of Consumption: Unlocking Gen Z Behaviour for Crafting Powerful Strategies

Generation Z, comprising one-fifth of the global population, is poised to wield significant consumer influence. However, their polarized behaviours toward…

View Report

Global Inflation Tracker: Q1 2024

This report examines inflation levels and drivers globally and in key countries in 2024. Global inflation is moderating, although divergence among the key…

View Report
Passport Our premier global market research database with detailed data and analysis on industries, companies, economies and consumers. Track existing and future opportunities to support critical decision-making across all functions within your organisation Learn More
;