Consumidores Detetives: Tendência de Consumo de 2018

Com a crescente agitação política em 2017, a crise de confiança dos consumidores com as marcas está se acentuando e levando a um maior envolvimento emocional e ativismo. O Consumidor Detetive é um consumidor investigativo. Céticos em relação aos produtos produzidos em massa, às motivações das empresas que os criam, às tentativas de retóricas vazias e às palavras de segurança tranquilizadoras, eles estão tomando providências para descobrir mais sobre os produtos e marcas que consomem. Se as empresas não fornecem provas tangíveis de suas práticas, os Consumidores Detetives se voltarão para fontes online independentes para obter informações.

A prova está nos detalhes

Sobreviventes da recessão e traidores recentes do materialismo, os Consumidores Detetives abarcam a Geração X e a Geração Z, mas levam com seriedade as causas em que acreditam. Esta intensidade se estende à visão que possuem das empresas das quais compram, ou mesmo para as quais trabalham, e toda empresa é avaliada como amiga ou inimiga de suas causas.

Quando cada compra é uma declaração, ninguém pode se dar ao luxo de ficar em cima do muro. Hoje, já não é mais suficiente responder apenas ao feedback dos consumidores ou tomar posição sobre uma questão: as empresas devem fornecer provas. Os Consumidores Detetives dispõem de informações ilimitadas ao alcance de suas mãos e podem investigar, sem esforço, as empresas. Para criar confiança, as empresas devem oferecer evidências detalhadas, de preferência com o apoio de imagens ou vídeos, sobre sua cadeia de produção e práticas trabalhistas. Acompanhar a certificação de terceiros é melhor ainda.

Fonte: Global Consumer Trends Survey 2017 da Euromonitor International

OBS.: Refere-se a % dos entrevistados que concordam ou concordam fortemente com a declaração

Expondo a trajetória completa do produto

Para os Consumidores Detetives, o caso a ser solucionado começa na ponta inicial da cadeia de fornecimento. Eles investigam todo o processo de produção, desde a fonte do material / ingrediente até a produção e distribuição, juntamente com informações sobre todas as partes envolvidas ao longo do caminho. Evidências detalhadas sobre as práticas de negócios permitem aos Consumidores Detetives entender toda a história por trás do desenvolvimento e produção dos produtos. Por sua vez, este conhecimento e interação lhes permitem sentir-se mais próximos e mais confortáveis com o produto final.

Grandes empresas podem ter tido sucesso recente com produtos artesanais falsos que ligam os produtos às receitas, sabores e histórias originais por meio de um marketing inteligente. No entanto, os Consumidores Detetives já passaram por isto e agora realizam investigações mais aprofundadas para desvendar o caminho completo do produto. Eles procuram por evidências de fair trade, produção ecológica, salários justos, embalagens de papel com certificação FSC e distribuição eficiente de energia. Idealmente, eles gostariam de entender – de preferência por meio de evidências em vídeo – todos os passos tangíveis e comoventes do caminho do produto. Consumidores Detetives já não compram apenas um produto, eles compram toda a história e tudo que o produto representa.

As empresas e marcas estão começando a entender que o caminho dos Consumidores Detetives para comprar começa muito antes do processo de transação. A melhor forma para construir confiança é ser vulnerável e mostrar verdadeiramente a história do produto e as experiências das pessoas que o criaram.

Para saber mais, faça o download do nosso relatório Top 10 Global Consumer Trends for 2018.