Como o Valor Dado ao Tempo Desempenha um Importante Papel na Jornada de Compra

Os consumidores reportam cada vez mais uma crescente importância do valor dado ao tempo e à experiência em comparação à posse de bens materiais. Nesse cenário, a maior importância dada ao tempo (e à sua escassez na rotina das pessoas) sustentou nos consumidores o desejo de financiar esforços que poupem o tempo.

Em reação à vida moderna, os consumidores valorizam o tempo como a principal prioridade

Fonte: Euromonitor International

Para facilitar as pressões da rotina diária, os consumidores estão em busca da simplificação

É interessante notar que até o desejo pela descoberta (por exemplo, “tentar novos produtos e serviços”) está relacionado com a simplificação. É como se os respondentes reconhecessem um senso de compensação; essa simplificação é necessária para permitir a descoberta significativa. Então, no que implica esta simplificação?

Parece se apoiar não em um desejo de fazer menos, mas de fazer mais por menos. E o “menos” está relacionado ao nível de comprometimento individual. Métodos atrativos de simplificação alavancam a terceirização para tirar atividades indesejadas do âmbito pessoal, dando maior disponibilidade para ações significativas. O resultado de sucesso da simplificação é ter mais tempo. Hoje em dia, consumidores estão desejando “comprar o tempo”, especialmente porque ter tempo está cada vez mais sendo visto como um novo símbolo status.

Tempo é o novo status: a premiunização das ampulhetas

Talvez, devido aos fatos em sequência da Grande Recessão, está o conceito de que ter mais tempo é igual a ter mais status. Hoje em dia, a experiência tem seu próprio valor, o que excede o valor dos produtos adquiridos. Grandes “quantidades” de tempo permitem mais experiência, que pode ou não acabar vivendo para sempre através das redes sociais. Conforme discutido, a eliminação do comprometimento com o tempo envolvido em um produto ou serviço é altamente desejada. Além disso, o valor envolvido em buscar estratégias que devolvam o tempo oferece benefícios para empresas e marcas que vão além da simples satisfação da demanda do consumidor. Ao solucionar a principal preocupação do consumidor de hoje e combinar o reconhecimento dessa realidade com uma solução, a empresa eleva o produto ou serviço na mente dos consumidores e proporciona um apelo mais premium.

Transacional: há um grande caminho a ser percorrido para aliviar os pontos de conflito

As pessoas querem a conveniência de não ter que deixar suas casas e estão dispostas pagar mais por isso. Além disso, estão fazendo pedidos através de uma ampla gama de dispositivos e plataformas. A expansão dessa diversidade de formas de realizar compras irá aumentar à medida que a Internet das Coisas se torne uma parte importante da vida das pessoas. Mesmo assim, as questões de privacidade e segurança continuarão a ser obstáculos às empresas que estão buscando ir além do óbvio. No futuro, restaurantes e varejistas terão que satisfazer o consumidor que está sempre em movimento, em outros lugares que não suas casas, em prazos mais curtos, além de fornecer uma maior variedade de produtos Atualmente, a Amazon Prime entrega vinhos dentro de uma hora em cidades selecionadas dos Estados Unidos. O KFC permite aos seus consumidores chineses que viajam de trem fazer pedidos através de seus celulares e ter a comida disponível em paradas pré-determinadas ao longo da rota. Em Dublin, consumidores podem ter coquetéis entregues em suas casas.