Cinco principais tendências estão moldando os mercados consumidores do futuro

A Euromonitor International identificou as cinco maiores tendências globais que estão influenciando os mercados de consumo e os ambientes de negócios. Isso permitirá às empresas identificar os mercados-alvo dos próximos anos. A tendência mais importante é o deslocamento do poder global para o Oriente. A região Ásia-Pacífico será responsável por 43% do PIB mundial em 2020 em termos de PPC e os países emergentes vão desempenhar um papel mais importante nas exportações mundiais e na produção global.

No entanto, produtos e recursos naturais do todo o mundo estão sob pressão, e a tendência de atitudes mais ambientais vai prevalecer entre os consumidores. As empresas podem optar por escolher tecnologias mais eficientes e fontes alternativas de energia.

A expansão da classe média global vai continuar a levar a crescente prosperidade, possibilitando maiores gastos ilimitados. Os gastos per capita do consumidor em 2011-2020 estão projetados com um aumento de 32,4% em termos reais nos países em desenvolvimento, em comparação com 15,4% de crescimento nas economias avançadas.

Perfis de mercado de consumo também podem ser influenciados pelo envelhecimento e urbanização. 1 em cada 10 consumidores globais terá 65 anos ou mais em 2020. Em 2050, 70% da população mundial será urbana, segundo a ONU.

Finalmente, a revolução digital está definida para intensificar. Haverá 3,8 bilhões de usuários de Internet no mundo em 2020, enquanto que a penetração universal do telefone celular está perto de ser alcançado.

Apesar das oportunidades das tendências globais presentes, elas também criam desafios. Por exemplo, a renda disponível per capita continuará significativamente alta nas economias desenvolvidas em relação aos mercados emergentes. Empresas de bens de consumo terão que formular estratégias, dependendo do país que se dirigem. No entanto, o potencial de investimento de longo prazo apresentado ao reunir tendências globais, supera os desafios.

Veja nossa webinar mais recente para saber mais.