Megatrends
The most influential Megatrends set to shape the world through 2030, identified by Euromonitor International, help businesses better anticipate market developments and lead change for their industries.
Learn MoreDe acordo com a nossa nova pesquisa de turismo, o número de viagens internacionais saindo do Brasil deve chegar a 9,2 milhões em 2017, um crescimento de 2% quando comparado a 2016. O crescimento indica o retorno do interesse dos brasileiros em viagens para fora do país, após uma forte queda de 9% entre 2015 e 2016.
Fonte: Euromonitor International
A depreciação do real impactou o número de viagens com destinos para a Europa e Estados Unidos, porém, não impediu os brasileiros de viajarem para fora do país. Cidades na América Latina, como Cartagena e Buenos Aires, foram os destinados mais procurados. Segundo dados da Euromonitor, o número de viagens internacionais deve continuar crescendo em média 3% ao ano até 2022, um desempenho mais forte que o esperado na edição anterior da pesquisa.
Apesar do brasileiro estar voltando a buscar viagens no exterior, viagens nacionais continuam a dominar o destino final. Segundo nossos dados, o número de viagens domésticas deve chegar a 223,2 milhões em 2017, representando 96% do total de viagens feitas pelos brasileiros.
O brasileiro não viaja tanto ao exterior – pelo menos, não tanto quanto seus vizinhos. O pico máximo atingido pelas viagens internacionais foi em 2015 quando elas representaram 4,4% do total de viagens de turistas residentes no Brasil. Essa proporção é muito baixa mesmo quando comparada aos outros países da América Latina. As taxas no Chile e na Argentina, por exemplo, chegam a 14% e 30%, respectivamente. Um dos motivos para isso reside no fato de que o Brasil conta com um número grande de feriados durante o ano, o que beneficia viagens de duração mais curta. Isso não raro implica viagens para destinos domésticos, como praias e parques nacionais.