fbpx

A tendência de consumo de produtos artesanais está expandindo à medida que é incorporada com mais profundidade no cenário global de cervejas. O consumo de cervejas está desacelerando nos Estados Unidos, mas o setor continua dinâmico e, ao mesmo tempo, as micros cervejarias estão explorando novos mercados ao redor do mundo. Nosso recente estudo “The Evolution of Craft: A New Era for Beer?” analisa em detalhes como a tendência está se desenvolvendo e o que isso significa para a indústria de cervejas.

Estatísticas da associação americana de cervejas, US Brewers Association, reportam um crescimento de 5% no volume de produção de cerveja artesanal nos Estados Unidos em 2017, uma redução considerável em relação aos anos anteriores.  Essa redução era, até certo ponto, inevitável uma vez que o crescimento de dois dígitos não poderia continuar indefinidamente. A velocidade e a gravidade da desaceleração, no entanto, é um claro sinal de que o segmento artesanal norte-americano está entrando em um novo e, possivelmente, mais sustentável estágio de seu ciclo de vida.

Ainda que a concorrência esteja se intensificando e mais cervejarias estejam fechando as portas, uma taxa relativamente moderada de crescimento não é, por si só, um sinal de que a cerveja artesanal está perdendo espaço. As micro cervejarias continuam inovando, trazendo novos estilos, revitalizando receitas tradicionais e oferecendo oportunidades em produtos híbridos. Aproveitando a mudança de perfil do consumidor que busca experiências ao invés de commodities, as cervejarias estão ajudando a impulsionar o engajamento do consumidor e, ao mesmo tempo, fornece uma plataforma para a experimentação.

Economias emergentes mostram os primeiros sinais de potencial

Enquanto o movimento de cerveja artesanal está entrando em uma nova fase em seus mercados originais, ele ainda está nos estágios iniciais em grande parte do mundo. O estudo da consultoria indica que as marcas importadas são muitas vezes uma parte fundamental do desenvolvimento inicial do consumo de cerveja artesanal, mas estão sendo rapidamente seguidas pela entrada de novas micro cervejarias.

As opções de cerveja artesanal estão cada vez mais disponíveis em uma enorme variedade de cidades em todo o mundo, e esse número continua crescendo. Uma das características do movimento artesanal é a inclusão de ingredientes distintamente locais que adicionam um toque único aos estilos globais. A introdução de wasabi e chá verde no Japão, e frutas amazônicas no Brasil são alguns exemplos.

A participação do setor de cerveja continua limitada aos principais mercados globais de segmento, como China e Brasil. No entanto, o interesse é alto e o crescimento é dinâmico, daí a atenção considerável que a tendência do artesanal nesses mercados está atraindo das empresas tradicionais.

Não há tempo a perder

Além de intensificação da concorrência, as micro cervejarias estão expostas a muitas das mesmas mudanças que estão influenciando a indústria da cerveja – seja para melhor ou para pior. O aumento da tecnologia digital, a crescente conscientização sobre a saúde e nova legislações terão um impacto significativo no futuro próximo. O desejo do consumidor por “novo e diferente” sempre foi fundamental para o sucesso das micro cervejarias. Em um ambiente cada vez mais desafiador, a capacidade de se adaptar e inovar se mostrará cada vez mais crítica.

About Our Research

Request a complimentary demonstration of our award-winning market research today.