fbpx

Pesquisa primária e secundária são os alicerces da pesquisa de mercado. Combinadas, elas podem fornecer às empresas informações cruciais e necessárias para tomar decisões estratégicas de negócios.

O que é pesquisa secundária?

Pesquisa secundária, ou “pesquisa documental”, é a síntese de informações e dados que já foram coletados por outras fontes. Revistas, livros, dados de importação e exportação, dados de produção, estatísticas e censos governamentais são alguns exemplos de pesquisas secundárias. Na era digital atual, há uma oferta abundante de pesquisas secundárias de fácil acesso e muitas vezes gratuitas. Esse tipo de informação pode ser útil para muitos assuntos, fornecendo uma visão geral de um mercado e indicando as tendências de consumo. No entanto, muitas vezes não é detalhada, específica ou recente o suficiente para responder a questões comuns do mundo de negócios. É aí que a pesquisa primária entra em cena.

O que é pesquisa primária?

Pesquisa primária, às vezes chamada de “pesquisa de campo”, é a coleta e análise de informações e dados que ainda não estão disponíveis. Isso gera seus próprios conjuntos de dados e informações, e a metodologia de pesquisa pode ser adaptada para atender aos seus objetivos específicos. Os resultados fornecem à empresa informações novas e estratégicas. Pesquisa primária inclui entrevistas, visitações aos pontos de venda, surveys, grupos de foco, questionários e experimentos. Pode ser quantitativa e qualitativa.

Os dados são suficientes?

À medida que o mundo se torna cada vez mais conectado e digital, existe uma quantidade infinita de dados primários, mas muitas vezes é inútil se deixado sem análise. Ter dados disponíveis por si só não nos diz nada. Mas, se você reunir as informações, conectar os pontos, encontrar padrões e analisar o significado por trás dos dados, poderá criar informações poderosas. Por exemplo, se você agrupasse dados de vendas de e-commerce de vários países de um determinado setor, poderia entender quais marcas são mais populares em quais países, em quais meses há maior nível de vendas, se as vendas estão crescendo ou diminuindo, entre muitos outros pontos. Os dados podem até ser usados ​​para prever tendências futuras. Essa análise ajuda as empresas a criarem estratégias, como entrar em um mercado ou melhorar as vendas.

Que tipo de pesquisa devo escolher?

Uma boa análise incorpora pesquisas secundárias e primárias. Muitas vezes, uma abordagem não fornece resultados suficientes para responder a perguntas comuns de negócios, como “Estou pensando em exportar dispositivos médicos para a Colômbia, qual é o tamanho atual do mercado e que canais devo buscar?” ou “Qual é o tamanho do mercado ilegal de tabaco e qual é a perda fiscal?”.

Por exemplo, para avaliar o tamanho atual do mercado de tabaco ilegal em um determinado país, pesquisa secundária de várias fontes ajudarão a criar o quadro: o número de fumantes em um país (fonte: Organização Mundial da Saúde), vendas de tabaco (fonte: Euromonitor International por meio de seu banco de dados de pesquisa, Passport), tamanho total da população (fonte: Banco Mundial) e artigos de notícias sobre a apreensão de tabaco contrabandeado. Estas informações permitirão calcular a porcentagem da população total que compra tabaco, mas não o tamanho do mercado ilegal de tabaco. No entanto, pesquisas primárias como entrevistas com empresas em toda a cadeia de fornecimento, visitas aos pontos de vendas informais e pesquisas com consumidores fornecerão dados cruciais e atualizados para poder estimar o tamanho real do mercado ilegal e, assim, calcular a perda fiscal.

Essa metodologia que combina pesquisa primária e secundária agrega maior valor a qualquer projeto de pesquisa e fornece insights estratégicos para responder a importantes questões de negócios.

Para saber mais sobre pesquisa estratégica de mercado, entre em contato com a Euromonitor International: http://www.euromonitor.com/solutions

About Our Research

Request a complimentary demonstration of our award-winning market research today.