fbpx
https://blog.euromonitor.com/wp-content/uploads/2018/05/iconEMICroppedSquare-150x150.png

By: Marília Borges

De acordo com a nossa nova pesquisa de turismo, o número de viagens internacionais saindo do Brasil deve chegar a 9,2 milhões em 2017, um crescimento de 2% quando comparado a 2016. O crescimento indica o retorno do interesse dos brasileiros em viagens para fora do país, após uma forte queda de 9% entre 2015 e 2016.

Travel in Brazil: Outbound Trips bar graph. 2012 through 2017 in number of trips: '000 tips and growth %.

Fonte: Euromonitor International

A depreciação do real impactou o número de viagens com destinos para a Europa e Estados Unidos, porém, não impediu os brasileiros de viajarem para fora do país. Cidades na América Latina, como Cartagena e Buenos Aires, foram os destinados mais procurados. Segundo dados da Euromonitor, o número de viagens internacionais deve continuar crescendo em média 3% ao ano até 2022, um desempenho mais forte que o esperado na edição anterior da pesquisa.

Entretanto, somente 4% das viagens dos brasileiros tem destino ao exterior

Apesar do brasileiro estar voltando a buscar viagens no exterior, viagens nacionais continuam a dominar o destino final. Segundo nossos dados, o número de viagens domésticas deve chegar a 223,2 milhões em 2017, representando 96% do total de viagens feitas pelos brasileiros.

O brasileiro não viaja tanto ao exterior – pelo menos, não tanto quanto seus vizinhos. O pico máximo atingido pelas viagens internacionais foi em 2015 quando elas representaram 4,4% do total de viagens de turistas residentes no Brasil. Essa proporção é muito baixa mesmo quando comparada aos outros países da América Latina. As taxas no Chile e na Argentina, por exemplo, chegam a 14% e 30%, respectivamente. Um dos motivos para isso reside no fato de que o Brasil conta com um número grande de feriados durante o ano, o que beneficia viagens de duração mais curta. Isso não raro implica viagens para destinos domésticos, como praias e parques nacionais.

 

About Our Research

Request a complimentary demonstration of our award-winning market research today.