fbpx

De acordo com pesquisas realizadas pela Euromonitor International, haverá um aumento expressivo do número de pessoas com diploma de nível médio e superior tanto nos países emergentes como também nos países com economias desenvolvidas. É esperado que em 2030 mais de 50% dos chefes de domicílio (homens ou mulheres) tenham obtido diplomas de nível médio com o gasto das famílias em educação aumentando em US$ 200 bilhões até 2030. Estes dados indicam que ao longo da próxima década, instituições acadêmicas poderão colher os frutos decorrentes da melhoria do nível de educação nos países emergentes.

Com o ambiente competitivo do setor educacional tornando-se cada vez mais acirrado, grupos educacionais e instituições acadêmicas de um modo geral procuram oportunidades de crescimento em novos segmentos e em outros países. Desde escolas de educação básica até educação executiva ou, de livros didáticos até soluções digitais, instituições acadêmicas continuam a expandir o seu escopo de atuação e se tornam verdadeiros conglomerados educacionais internacionais.

Além disso, surjem questionamentos sobre como as escolas e universidades podem entender melhor as necessidades dos alunos para aumentar o número de matrículas e para descobrir onde estão as oportunidades de crescimento?

A pesquisa de mercado fornece as ferramentas necessárias para enfrentar os desafios do cenário competitivo internacional em relação à captação de alunos, em um ambiente onde grupos educacionais internacionais passam a concorrer com escolas e universidades locais na captação de alunos para seus cursos.

A pesquisa de mercado se apresenta como uma ferramenta poderosa para a idenficação de oportunidades em novos segmentos de atuação e em diferentes regiões geográficas. Por exemplo, a pesquisa de mercado é capaz de identificar tendências populacionais que estão por trás de novas demandas para cursos e serviços educacionais. Dados indicadores da renda e gastos das famílias ajudam instituições acadêmicas entender o quanto seus alunos potenciais podem gastar e quanto desejam gastar com educação e ajuda a responder perguntas como:

  • Em quais segmentos educacionais devo entrar?
  • Em quais regiões?

Os projetos de pesquisa de mercado mais comuns para instituições acadêmicas são aqueles que tratam de estratégia de entrada em novos mercados e análise do ambiente competitivo.

Estratégia de entrada em novos mercados

A análise de estratégias de entrada ajuda grupos educacionais e instituições acadêmicas definir quais são os segmentos mais atraentes, quais regiões ou em quais cidades expandir suas operações. A inteligência de mercado obtida através de projetos de pesquisa permite a avaliação de diferentes critérios de decisão, como o perfil das empresas locais, nível de atividade econômica da região, perfil do aluno potencial, grau de interesse e o ambiente operacional para escolas e universidades.

Por exemplo, a pesquisa de mercado pode identificar o mercado potencial para cursos universitários em diferentes regiões ou cidades, determinar o grau de empregabilidade dos alunos formados, demanda das empresas por profissionais e estimar a demanda futura por cursos. A pesquisa de mercado  pode também mapear territórios e identificar oportunidades para expansão. O mapeamento de território pode incluir informação a respeito de, por exemplo, quais concorrentes já atuam na área, quais empresas estão localizadas na mesma região e o quanto estas empresas costumam contratar profissionais provenientes de escolas localizadas no mesmo perímetro geográfico. Pesquisas também podem identificar cidades e territórios alternativos para as escolas e universidades investirem.

Inteligência de mercado também pode identificar serviços complementares à oferta acadêmica e a serviços já existentes. Não é raro que grupos educacionais atuem simultaneamente na educação superior, educação corporativa e educação básica, o que requer que tenham o poder de avaliar todas as oportunidades existentes em cada um destes segmentos. Neste contexto, conglomerados educacionais realizam projetos de pesquisa de mercado para ajudá-los a identificar onde devem expandir sua atuação e onde devem retroceder.

Por exemplo, um grupo educacional com presença sólida em educação à distância quer avaliar o mercado para a produção de vídeos e programação. O grupo já ganhou uma experiência significativa na produção de vídeos para aulas e workshops online e quer determinar se existe uma oportunidade para comercializar sua produção de programação para outras escolas.

A integração vertical não é um fato raro. Escolas de educação básica podem querer averiguar a possibilidade de criar cursos de ensino superior e, por outro lado, universidades podem querer oferecer cursos de ensino médio. Em países como o Brasil, onde mensalidades podem ser um grande obstáculo para um número significativo de alunos chegar até a universidade, matrículas em cursos técnicos profissionalizantes cresceram em 88% nos últimos seis anos de acordo com Senai (Serviço Nacional de Apoio à Indústria). Motivados pela crescente demanda por cursos técnios profissionalizantes, faculdades e universidades têm realizado projetos de pesquisa de mercado para estimar o mercado potencial para cursos técnicos, como um caminho para expandir sua atuação.

Ambiente Competitivo

A avaliação do ambiente competitivo é fundamental para implementar uma estratégia de entrada em um novo mercado. A identificação de como os concorrentes estão recrutando, quais suas ações de marketing e suas práticas para retenção de alunos permite que escolas e universidades melhor avaliem onde devem expandir, o que possibilita um entendimento mais profundo sobre como o ambiente competitivo constitui uma barreira de entrada ou uma oportunidade ainda não explorada.

Grupos educacionais e instituições acadêmicas também usam pesquisa de mercado para avaliar o perfil da concorrência. Instituições acadêmicas criam um perfil geral dos concorrentes, destacando suas forças e fraquezas, qual a sua direção estratégica e quais podem ser seus próximos passos. Ter o conhecimento sobre o que grupos educacionais ao redor do mundo estão fazendo fornece subsídios para identificar novas tendências, melhores práticas e como evitar qualquer armadilha.

A pesquisa de mercado ajuda a sua instituição a estar pronta para as oportunidades e para os desafios futuros no setor educacional. A inteligência estratégica gerada a partir de projetos de pesquisa de mercado dá o suporte necessário para as instituições acadêmicas no seu esforço de se manter à frente da concorrência e crescer.

Para saber como a Euromonitor International pode ajudar a sua instituição em relação à sua estratégia de mercado, entre em contato conosco hoje.

About Our Research

Request a complimentary demonstration of our award-winning market research today.