fbpx

Os desafios e as oportunidades para o varejo na era digital foram os principais temas do Fórum e-commerce Brasil 2016, que ocorreu nos dias 26 e 27 de julho, em São Paulo. O Fórum, considerado o principal evento de e-commerce da América Latina e um dos maiores do mundo, contou com a participação de grandes players do mercado digital, como Mercado Livre, Warmart.com, MagazineLuiza e Buscapé, além de apresentações de empresas como Facebook, Netshoes, Lojas Marisa, Raia Brasil e Osklen.

Segundo a pesquisa sobre o Consumidor Digital da Euromonitor, a contratação de serviços de internet para dispositivos móveis no Brasil cresceu 730% nos últimos cinco anos, fazendo do país o terceiro maior mercado em assinaturas de internet móvel no mundo, com 171 milhões de assinaturas em 2015, atrás de China e Estados Unidos. Esse é um movimento que já começou a ser percebido pelos varejistas, de modo que multicanal, omnichannel e engajamento foram palavras usadas repetidas vezes durante o evento.

Na prateleira das soluções tecnológicas

A boa notícia é que muitas soluções de tecnologia e infraestrutura estão mais acessíveis às empresas hoje em dia do que no passado. Ao falarem sobre os desafios e as novas soluções disponíveis para os desenvolvedores de projetos no painel “Desenvolvimento e gestão de soluções satélites e customizadas para o e-commerce num ambiente omnichannel”, Rodrigo Baldini, da Drogaria Onofre, e Rodrigo Galdi, da Mooven, destacaram que as empresas podem comprar os serviços praticamente prontos e montarem suas soluções como se fossem quebra-cabeças. Muitas multinacionais oferecem um portfólio de aplicações que, apesar de sua complexidade, estão na prateleira a um clique de distância como se tivessem sido desenvolvidas internamente pela própria empresa contratante.

Por outro lado, essa facilidade e acessibilidade aumentam a responsabilidade de ter planejamento e gestão. Como revela a pesquisa da Euromonitor, os consumidores hiperconectados prezam flexibilidade e conveniência quando compram e essas características permitem que eles passem facilmente do celular para uma loja física, depois para um computador ou tablet conforme eles avançam no processo de decisão de compra. Desta forma, o bom planejamento é fundamental pois decisões equivocadas podem limitar uma operação devido ao custo. Uma gestão eficaz pode ser o diferencial entre um boom de vendas online e um desastre da reputação, com repercussão em várias redes sociais.

O desafio do engajamento

Victor Bayata, líder global de soluções para mobile na IKEA, apresentou um case sobre a estratégia digital da empresa para aumentar vendas por meio do maior engajamento com o consumidor. Segundo ele, a empresa investiu no incremento às visitações, tanto em lojas físicas quanto online, no aumento do engajamento de marca e na melhora contínua na experiência do consumidor, com resultados positivos. Ele considera que o maior desafio para os varejistas hoje é encontrar a “fórmula correta” para o omnichannel. Com a mudança de cultura do consumidor, que está mais educado, mais exigente, mais conectado e com mais possibilidades de pesquisar, comparar preços e comprar online, as soluções digitais se tornaram fundamentais para que as empresas estejam engajadas com os clientes de diferentes maneiras.

Este engajamento é outra parte do desafio das empresas na era digital. Segundo o relatório da Euromonitor sobre o consumidor digital no Brasil, o uso estratégico do big data se tornou obrigatório ao invés de uma vantagem competitiva, pois quanto mais eficiente é a comunicação online das  empresas com seus consumidores, maior é a probabilidade que ele realmente se engaje com a marca e realize a compra. Segundo a Euromonitor, o número de assinaturas de internet móvel no Brasil ainda deve crescer 30% até 2020, chegando a 222 milhões.

Os consumidores hiperconectados de hoje aproveitam seu estilo de vida sempre conectado para engajar com as empresas por meio de uma infinidade de canais, dispositivos e plataformas. Essa dependência tecnologia lança luz ao quão crítico é para os varejistas oferecerem opções multicanais para seus clientes. Saiba mais sobre as pesquisas Digital Consumer, Consumidor Hiperconectado e Omnichannel, em blog.euromonitor.com.

*Artigo de Filipe Portugal e Fernando Araújo, executivos de desenvolvimento de negócios na Euromonitor International em São Paulo.

About Our Research

Request a complimentary demonstration of our award-winning market research today.