fbpx

Novo estudo-2008 da Euromonitor do mercado de eletrodomésticos aponta a América Latina e o leste Europeu como os mercados mais dinâmicos do setor.

O mercado global de de eletrodomésticos teve um crescimento de 6,4% CAGR (crescimento anual composto) entre os anos de 2002 a 2007, conforme último estudo do setor – de 2008 – da Euromonitor International.

A América Latina e o Leste Europeu são as regiões que apresentaram os maiores índices de crescimento. Mudança no perfil familiar e gosto por produtos mais sofisticados são os fatores que estão impulsionando o crescimento do setor em nível mundial.

Quando as pessoas mudam seu estilo de vida, elas tendem a mudar também o ambiente onde vivem, no qual procuram refletir suas novas preferências e gostos. Essas mudanças impactaram sobre a indústria, uma vez que os consumidores estão sempre buscando por uma atualização e mudança em seus lares com novos produtos para satisfazer essas novas preferências e e gostos.

A mudança do perfil familiar também está criando oportunidades para as empresas do setor de eletrodomésticos. O envelhecimento da população, por exemplo, está aumentando as oportunidades para inovação na indústria, pois à medida que as pessoas envelhecem, elas tendem a diminuir o tamanho de seus lares, mudam para complexos de aposentados ou simplesmente redecoram suas casas. Tendo em vista essas mudanças demográficas, as empresas começam a adaptar suas estratégias e vizualizam mais oportunidades para o desenvolvimento de novos produtos para esses consumidores. “Este grupo está ajudando a definir como os fabricantes criam, produzem e comercializam seus produtos; tudo numa tentativa para lucrar com o forte poder de gasto e hábitos de compras desta geração”, comenta a gerente de pesquisa da Euromonitor International, Irina Barvalova.

O aumento do número de pessoas morando sozinhas também está elevando a demanda por eletrodomésticos, pois requerem a mesma quantidade de aparelhos que os domicílos familiares. Porém, considerando que estes consumidores não necessitam de espaços amplos para morar, eles geralmente escolhem por flats ou pequenos apartamentos. Esse fator tem aumentado as vendas de aparelhos integrados e compactos, tais como linhas mais leves de lavadoras e secadoras. “Em mercados onde o fator design, associado a soluções de otimização de espaço, está se tornando relevante, nós podemos ver a introdução de linhas premium para solteiros, refrigeradores duas portas na vertical e lavadora com duas gavetas”, diz Barbalova.

“A busca das empresas em atender as mudanças das necessidades e preferências dos consumidores ajudarão a manter o crescimento estável do mercado, uma vez que os consumidores estão mais inclinados a investir na aparência e funcionalidade de seus lares” acrescenta Barbalova.

About Our Research

Request a complimentary demonstration of our award-winning market research today.